ANATEL interrompe projeto de dessalinização em Fortaleza.

Risco de afetar cabos submarinos opticos é o principal motivo.

Outubro 2, 2023 - 16:34
 0  140
ANATEL interrompe projeto de dessalinização em Fortaleza.
Cabos submarinos de internet podem ser danificados.
Experimente Grátis a hospedagem de 1GigaHost

O imbróglio envolvendo a construção de uma usina de dessalinização na Praia do Futuro, na capital do Ceará, Fortaleza, se arrasta desde 2017.
O projeto, com o investimento de R$ 2,3 bilhões, já foi aprovado e uma empresa já ganhou a proposta para a realização das obras.  Entretanto, o veto da ANATEL fez as obras serem interrompidas.
O motivo é que a construção da referida usina se daria ao lado da saída dos cabos oceânicos de fibra optica de internet, o que poderia, em um acidente, danificar os mesmos e causar um grande problema na internet no Brasil.
Para a Anatel é possível que o projeto seja feito em outro local, sem pôr em risco o cabeamento existente.  Ela entende que há riscos e ainda conta com o apoio da Internacional Cable Protection Commitee, a ICPC (Comitê Internacional de Proteção de Cabos), instituição que protege cabos submarinos.
Atualmente o mundo tem 480 cabos submarinos e Fortaleza possui 17 conexões internacionais: America Movil Submarine Cable System-1 (AMX-1), Americas-II, Brazilian Festoon, BRUSA, EllaLink, GlobeNet, Junior, Malbec, Monet, Seabras-1, South America-1 (SAm-1), South American Crossing (SAC), South Atlantic Cable System (SACS), South Atlantic Inter Link (SAIL), Tannat e Firmina.  As operadoras que têm cabos na Praia do Futuro são a  Angola Cables, China Unicon, Claro, EllaLink, Telxius e Globenet.
Nos últimos dias, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) fez uma modificação no projeto, afastando a usina de 40 a 500 metros do local de lançamento de cabos, o que, segundo a empresa, afastaria o risco de acidentes.
Veja quais os cabos submarinos existem no mundo: www.submarinecablemap.com

Suporte cPanel, Plesk, aaPanel, WHMCS e mais.
Proteja seu site com selos de segurança!

FTP para backup de servidores, hosting, DVR e imagens.